quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aula Prática do Curso de Engenharia Florestal


ftNo dia 29 de abril os alunos do 7º período do Curso de Engenharia Florestal realizaram uma aula prática de análise de fezes de animais silvestres, sendo a mesma parte do conteúdo da disciplina de Manejo de Fauna Silvestre, ministrada pelo Prof. Augusto Gabriel. Para a realização da aula foram coletadas fezes de diferentes espécies mantidas no Bosque Municipal de Garça, tais como, veado, jabuti, bugio e quati, além de fezes das emas mantidas pela FAEF.

                No Laboratório de Sementes esse material foi apresentado aos alunos para que os mesmos verificassem as diferenças que ocorrem entre as fezes dos animais e em seguida as fezes de bugio foram triadas para verificar a variedade de frutos consumidos por eles através da classificação das sementes encontradas.
                A análise de fezes, apesar de ser um estudo diferente, é de grande importância para profissionais que pretendem atuar na área de conservação. Através dele é possível realizar levantamentos qualitativos da fauna, pois alguns animais possuem fezes bem características, como os veado, permitindo que sua presença em um local seja constatada sem que haja o contato direto com o animal. Também é possível ter noções do hábito alimentar através da análise do material contido em suas fezes, tais como pelos, sementes, ossos e folhas. Analisando apenas as sementes, pode-se determinar o potencial dispersor do animal, pois algumas espécies, como os bugios, ao consumirem frutos ingerem algumas sementes e as eliminam com as fezes a certa distância da ‘planta-mãe’, podendo haver também a quebra da dormência das sementes através da ação do suco gástrico, contribuindo assim na manutenção da população vegetal.
                O Corpo Administrativo do Curso de Engenharia Florestal parabeniza os alunos pela participação na aula e agradece aos funcionários da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Garça pela contribuição na realização da mesma.            


ft
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário