quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Queimadas: dicas!

As queimadas são proibidas?

A Legislação não proíbe a realização de queimadas, mas impõe condições para que elas aconteçam da maneira mais segura possível. É importante saber que toda queimada precisa ser autorizada previamente pelo Instituto Estadual de Florestas- IEF.


As principais recomendações para a realização de queimadas são:

construir aceiro em torno da área a ser queimada, que deve ter, no mínimo, 3 metros de largura (essa largura deve ser duplicada nos casos de áreas florestais, de vegetação natural, de preservação permanente e das protegidas pelo Poder Público);

providenciar pessoal treinado, com equipamentos apropriados, para atuar no local da queima, evitando que o fogo passe dos limites estabelecidos;

avisar aos vizinhos a data e a hora de realização da queimada


O que é proibido?

Fazer queimadas a menos de 15 metros dos limites das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica;

numa faixa de 100 metros ao redor da área de domínio de subestação de energia elétrica;numa faixa de 50 metros ao redor de unidades de conservação;numa faixa de 15 metros de cada lado de rodovias estaduais e federais e de ferrovias.

O que acontece com quem desrespeitar essas normas?
Quem não respeita as condições impostas pela lei fica sujeito às seguintes penalidades:

à obrigação de reparar qualquer dano ambiental;à perda ou restrição de benefícios concedidos pelo Poder Público;ao pagamento de multas;à perda ou suspensão de linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito do Estado;a processo criminal, com possibilidade de prisão, de acordo com o disposto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 6.905/98).


Como prevenir um incêndio?

O objetivo da prevenção é impedir que o fogo comece, pois o combate às chamas nem sempre tem condições de ser realizado com êxito. Mas, se iniciado, o importante é que ele não se alastre. Para isso, é preciso levar em consideração as condições da área, a conscientização do perigo das queimadas e uma eficiente fiscalização.



O ser humano é o maior responsável pelos incêndios florestais, devendo ser implantado um programa permanente de educação ambiental, visando a sua conscientização sobre os prejuízos decorrentes das queimadas e a vantagem de se utilizar outras técnicas agrícolas mais modernas .

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dicas de Leitura

          Informação é o diferencial tanto entre profissionais formados, tanto para estudantes universitários. Acreditando em tal máxima é que iniciamos a sessão de DICAS do nosso blog. A proposta deste espaço é dar sugestões para que você, nosso leitor, explore ao máximo as fontes de informação disponíveis em sua área. Nosso ponta pé inicial destaca livros que podem enriquecer ainda mais o seu processo de formação, são eles:

Transporte Florestal Rodoviário - Já em sua 2ª edição, o livro aborda questões referentes ao complexo processo de transporte rodoviario da produção florestal. Com linguagem simples, e exemplos pautados na pratica, os autores Carlos Cardoso Machado, Eduardo da Silva Lopes e Mauro Henrique Batista Birro, trazem ainda técnicas para o levantamento de custos operacionais. Vale a pena conferir!

Prevenção de acidentes com tratores Agrícolas e Florestais - A manutenção da segurança dos profissionais envolvidos com o manejo da produção agrícola é o destaque desta obra, que enfoca particularmente o uso seguro dos tratores. Trata-se de um coletânea de trabalhos publicados sobre a temática e é organizado pelo Engenheiro Agronomo Leonardo de Almeida Monteiro.

A aprendizagem contínua é o desafio e a necessidade dos tempos atuais. Por isso, busque informações, dicas e sugestões para aumentar ainda mais a sua base de conhecimento.

Até a próxima!
Engblog

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Eventos em Engenharia Florestal

Agenda


Setembro
 Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 
Tipo de evento: Conferência
Início: 14/9/2004
Término: 16/9/2004
Cidade: Rio de Janeiro
Tel: (61) 223-5335
Email: secret@greenmeeting.org
http://www.greenmeeting.org 
 
 6ª Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente e Exposição Internacional de Tecnologia, Produtos e Serviços Ambientais (Ecol 
Tipo de evento: Conferência
Início: 21/9/2004
Término: 24/9/2004
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Tel: (31) 3223-6251
Emailecolatina@ecolatina.com.br
 
 Seminário Latino-Americano sobre Carvão Vegetal
Local: Belo Horizonte, MG
Periodo: De 01 a 03 de setembro de 2004
Realização: SIF -Sociedade de Investigações Florestais
Contato: Tel.: + 55 31 3899 1185 / 2476 , Fax: +55 31 3891 2166
E-mail: sifeventos@ufv.br
Homepage: www.sif.org.br

Maiores informações em: Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais
 

FLORESTAS PLANTADAS E SEU RESPECTIVO MERCADO

A madeira oriunda de reflorestamento constitui apenas uma pequena parcela dos volumes comercializados a nível internacional, contudo, estão se tornando cada vez mais importantes novos usos e volumes disponíveis a partir de florestas plantadas.
O fator mais interessante relacionado com o uso dessas madeiras, com exceção da Teca, é que todas elas são utilizadas em peças de pequenas dimensões para móveis e para todo tipo de artefato de madeira.
“Se estamos interessados em procurar aquelas madeiras que têm alguma possibilidade de crescimento, porém, mais importante ainda, é procurarmos aquelas que apresentam o maior potencial de lucro. Uma nova surpresa: nos últimos três ou quatro anos, os setores do mercado que demonstraram crescimento foram aqueles que podem ser agrupados, mais ou menos de maneira livre, na categoria de "manufaturas de madeira para construção" ("builders woodwork") e também "produto de processamento secundário" de todos os tipos.”
“Portanto, creio que, se quisermos discutir os mercados para madeira de eucalipto oriunda de reflorestamento, o que temos a fazer é buscar oportunidades de sucesso e lucro naqueles setores do mercado conhecidos como "produtos de maior grau de elaboração" ("downstream processing"), pois esses são realmente os produtos que utilizam madeira de pequenas dimensões e conseqüentemente agregam valor nas florestas plantadas.”